domingo, 11 de março de 2012

A SEMENTE DA HONRA MOVE O FAVOR DE DEUS. 2 Rs 4.8-17; 8.1-6

Diz o texto que havia em Suném uma mulher rica, que toda vez que o profeta Eliseu passava por lá ela o constrangia a comer pão em sua casa. Mas ela e seu marido foram mais além na questão da honra: reconhecendo que Eliseu era um santo homem de Deus, concordaram em fazer um quarto mobiliado para também dar abrigo ao profeta sempre que por lá ele passasse.
Aquela mulher, por suas atitudes, honrou de forma tremenda o profeta Eliseu. Realmente ela sabia servir e honrar, mas por certo não imaginava que a sua atitude estava, na realidade, abrindo portas em sua vida e história, promovendo o ambiente espiritual necessário para que o sobrenatural de Deus fosse movido em sua direção, trazendo providência singular.
Como ela, muitos de nós, ricos ou não, muitas vezes somos levados a certas situações especiais, com as quais Deus nos dá oportunidades singulares de entrarmos no ciclo da honra; quando respondemos positivamente, mesmo sem esperar pela providência divina, somos alcançados por ela por causa da fidelidade de Deus em relação à vida do que honra. Infelizmente, muitos decidem não responder conforme o propósito divino e não entram nos portais da provisão sobrenatural que a honra promove.
Deixar de se mover em honra, na direção de pessoas que Deus levanta em nossas vidas, pode fechar portas sobrenaturais de providência divina em nossas vidas. Todo aquele que honra, sempre que as oportunidades exigirem, independente de entender ou não a bênção que é o ciclo da honra, está debaixo da fidelidade de Deus e, mais cedo ou mais tarde, se encontrará com a providência sobrenatural de Deus.
Como você agiria na posição daquela sunamita? Honraria o profeta? Reconheceria a unção daquele homem, definindo-o como “um santo homem de Deus”? Que tipo de sentimento entra em seu coração quando se vê na encruzilhada da honra, em relação a seus líderes e liderados? Quando você honra alguém, espera receber, por isso, o favor de Deus? Não?!
Talvez você seja como muitos que acham ser pecado honrar e esperar o favor de Deus por isso. Mas eu quero que você entenda que a honra é uma semente poderosa, que Deus nos permite semear com vistas a uma colheita sobrenatural, segundo a fidelidade do Senhor. Observando o texto bíblico, podemos afirmar que a semente da honra compromete o nosso futuro com a fidelidade de Deus e nos permite esperar pelo Seu favor sobrenatural.

O QUE A SEMENTE DA HONRA MOVE EM NOSSAS VIDAS?

Aquela sunamita não fazia idéia de que ao honrar o profeta de Deus, ela estava inaugurando um tempo de sobrenaturais em sua vida, como nunca havia imaginado. Com a semente da honra, ela tocou na fidelidade de Deus de forma positiva, o que fez com que o favor de Deus se movesse em sua direção, ainda que não o pedisse! Sem saber ela entrou no manto da lei divina da semeadura e da semente. A semente da honra plantada nos autoriza a pelo menos cinco coisas:

1- TER ESPERANÇA DE MILAGRES.

Quando a semente da honra foi plantada, o profeta se move para contemplar a sua vida e abrir o portal dos milagres em sua direção. Ela era rica, tinha um marido, vivia numa boa casa e certamente com fartura, pois podia servir ao profeta e hospedá-lo num quarto mobiliado e exclusivo, mas não tinha filhos.
No momento do diálogo dela com o profeta, o Senhor processa o milagre da fertilização, quebrando a esterilidade em sua vida e na vida de seu marido idoso. Sementes de honra são assim, abrem portas para os milagres de Deus, milagres que muitas vezes nem sabemos que necessitamos, mas que Deus quer operar em nossas vidas! Ao honrar, você pode nutrir a esperança, a expectativa santa de que os portais dos milagres de Deus se abrirão em sua direção.

2- TER OS SONHOS RESSUSCITADOS.

A honra move o poder de Deus que ressuscita os sonhos sepultados. Ela certamente um dia sonhou com filhos, mas, diante de suas dificuldades, acabou sepultando o sonho, a ponto de não mais se lembrar dele, mesmo quando foi questionada pelo profeta a respeito de alguma necessidade que pudesse ser por ele suprida.
Seu sonho estava morto e sepultado, mas ao semear a honra, a palavra profética do que fora honrado é liberada em sua vida e o sonho ressuscita milagrosamente. Foi algo tão forte e impactante para ela que até parecia mentira. Seus olhos brilharam de novo e a bênção chegou em sua vida: no tempo profetizando o filho nasceu!

3- RECEBER INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DE DEUS.

Quando semeamos honra podemos esperar receber revelações tremendas de Deus, que influenciarão sobremaneira nossa caminhada e farão diferença importante em nossas vidas. Ao honrar, aquela mulher colocou-se numa situação privilegiada, debaixo do cuidado incompreendido de Deus.
Por certo ela foi uma das poucas pessoas avisadas a respeito da fome na região e de como poderia sobreviver, com toda a sua casa, durante aqueles sete anos de fome. A honra nos coloca no lugar das revelações de Deus e nos faz pessoas com informações privilegiadas em muitas situações de nossa caminhada.

4- RECEBER O FAVOR DA INFLUÊNCIA DE OUTRAS PESSOAS.

Sete anos depois de receber a notícia da fome e sair para a terra dos filisteus para sobreviver, ela volta para Suném e vai clamar ao rei por sua casa e suas terras, justo quando Geazi está conversando com o rei a respeito dos feitos de Eliseu, entre os quais o milagre da ressurreição de seu filho. Ao vê-la, Geazi a aponta ao rei como a referida mulher. Deus usou a influência de Geazi junto ao rei para mover o Seu favor na direção dela. Ao semear a honra, não se surpreenda se Deus levantar pessoas de influência, conhecidas ou não, para abrir portas sobrenaturais só para você passar.

5- RECEBER A RESTITUIÇÃO E A PROSPERIDADE.

A partir daquele momento, diante do rei e de Geazi, ela foi restituida em tudo o que havia deixado para trás ao sair da terra; mas o Senhor foi além e acrescentou-lhe todo o lucro da propriedade que não havia recebido naqueles sete anos de ausência. Ela pediu o retorno da propriedade, mas por causa da honra semeada, sua história estava na memória de Geazi, e o rei lhe acrescentou sobremaneira. Ao semear a honra, estamos autorizados a esperar pela prosperidade do Senhor, traduzida pela restituição acrescida do sobejo.

Reavalie-se e decida entrar no ciclo da honra definitivamente. Nunca mais negocie as oportunidades que Deus lhe dá para honrar a Ele, a seus pais e família, a seus líderes, liderados e Igreja. A honra não é questão de preferência, mas de fé e obediência. Por isso, sempre que for praticada, acionará o favor do Senhor. Busque sempre ser achado fiel nos dízimos, ofertas (gratidão, primícias etc) e em tudo o mais que pertença ao ciclo da honra. Cada honra prestada é uma semente plantada que moverá a mão do Eterno em seu favor e lhe prosperará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário