"Haverá coisa melhor que a decepção? Não é ela que nos limpa das ilusões envestidas nos salvadores? (Frase atribuida a Renato Janine Ribeiro - filósofo brasileiro)
Decepção é um desapontamento, é colocar sua expectativa em alguém, e este, agir de forma contrária ao que se esperava dele. Decepção é uma injúria no coração do decepcionado.
Tem sido muito comum pessoas se decepcionarem nas igrejas. Isso é consequência de uma obviedade: as pessoas falham, os pastores (até mesmo os "supermans") falham. Os sistemas humanos Falham
Dentro deste contexto, o que fazer quando os membros da igreja falharem conosco? O que faremos quando o que esperamos dos outros (o que nem sempre é algo relevante de fato) não for correspondido? Que posição na vida tomar se o líder religioso ( bispo, apóstololo, pastor, ministro) falhar, pecar, decepcionar?
Muitas pessoas desistem do evangelho. O número dos denominados "sem igreja" cresceu no Brasil. Grande parte deste grupo é formado de decepcionados, de pessoas que entraram em uma igreja e fincaram as estacas de sua fé nas expectativas pessoais e não em Cristo. A secularização e o pensamento mercadológico as vezes é marcante entre as pessoas que "procuram a fé" , semelhante a uma ida ao shopping em busca de um produto que precisa:
- O que o cliente deseja?
- Calda de morango? Pêssego? Sorvete?
...Precisa ser rápido...Fast food!!! Não..
isso já está virando slow food!
Muita gente vai à igreja com a cabeça de cliente do McDonalds.
Os que olham para o Senhor não se decepcionam com sistemas humanos, pois sabem que estes são falhos. Viver em uma comunidade que professa a mesma fé é importante e necessário para a saúde espiritual e crescimento do Reino de Deus, mas a religiosidade verdadeira está em amar o Senhor de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos.
Os que olham para o Senhor sabem em quem confiam. Porque quando Jesus pôde desistir de passar pelo sofrimento ele escolheu os cravos por amor a nós. Ele podia negar, mas nos amou até o fim.
Os que olham para o Senhor recebem seu amor e obra já consumada na cruz com gratidão. Têm convicção que viver na igreja é servir ao reino e não ser servido de caprichos, gostos e desejos pessoais. Caminhar olhando para o Senhor é a única forma de permanecer firme na fé em Jesus Cristo.
Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. (Salmos 34.4,5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário